Dúvidas Frequentes

Quais são os procedimentos para coleta de amostras?

Sempre que precisar enviar amostras ao laboratório, é de fundamental importância que o setor de Logística seja informado. Para as coletas que dependem de envio prévio de materiais por parte do laboratório, solicitamos que tal pedido seja feito com pelo menos 72 horas de antecedência da data da coleta. Para aquelas que não precisam de material, pedimos que o setor seja avisado com pelo menos 24 horas de antecedência para que nossa dinâmica interna seja previamente organizada para receber sua amostra. 

Caso você tenha alguma dúvida em relação à coleta do material, consulte o Manual de Coleta ou entre em contato com o setor para ser devidamente orientado. Lembrando que é muito importante que, independentemente do ensaio, a amostra chegue ao laboratório em boas condições de armazenamento.

Como enviar minha amostra ao laboratório?

O setor de Logística o orientará sobre as possibilidades de transporte da amostra até o laboratório, levando em conta nossas transportadoras parceiras e a rota do nosso motorista.

É importante salientar que as condições de recebimento da amostra devem ser preservadas no transporte. Todas as amostras devem chegar bem acondicionadas, sem nenhum tipo de violação na embalagem que possa contaminá-la. Para aquelas matrizes que exigem refrigeração, é necessário armazenar a amostra de modo que ela chegue ao laboratório na temperatura adequada (majoritariamente entre 1 e 8°C).

Como preencher a solicitação de análise?

Para que a amostra seja recebida, é fundamental que ela esteja identificada e acompanhada de solicitação de análise completa e devidamente preenchida. As informações contidas na solicitação devem ser precisas, e em coerência com o produto a ser analisado, como por exemplo, constar o nome de um produto que não veio para análise, erros no preenchimento das datas, etc.

Com a solicitação em mãos, preencha atentamente as três etapas do documento: os dados da empresa, os dados da amostra e os ensaios solicitados. Ao final, não esqueça de assiná-la e caso tenha alguma dúvida, entre em contato com o setor de Recepção de Amostras para evitar possíveis erros. 

Qual é o prazo para emissão dos laudos?

Após o processo analítico, os resultados seguem para o setor responsável por emitir o laudo, tendo o prazo de 7 a 10 dias úteis para análises microbiológicas, de 14 a 20 dias úteis para análises físico-químicas e 30 dias úteis para análises subcontratadas/terceirizadas. Esse prazo é necessário para que os processos técnicos e administrativos sejam executados e finalizados de acordo com nossos padrões de qualidade.

Como acessar os resultados?

Acesse a Área do cliente com o login e senha fornecidos por nossa equipe e clique no campo Laudos. Preencha as informações referentes à sua amostra e clique em Pesquisar. Caso você não tenha em mãos todas as informações da sua amostra, sugerimos que clique apenas no campo Pesquisar, sem preencher informações das amostras. Ao fazer isso, todas as análises referentes ao ano vigente serão listadas. Para ter acesso aos seus resultados, basta clicar no ícone de lupa, no campo Ação, ou no ícone da bandeira, no campo Laudo PDF, para ter acesso ao relatório finalizado.

Devido aos trâmites internos, o status da amostra pode estar finalizado, mas o laudo ainda estar em emissão.